Texto: Maria Cecilia Lima, estagiária sob supervisão
O certificado digital é um documento de identidade eletrônico. Assim como um documento impresso, todas as garantias legais necessárias são preservadas.
Pessoas (físicas ou jurídicas) que desejam realizar determinadas atividades na internet de maneira segura podem usar o dispositivo. Vale ressaltar que as organizações inscritas nos regimes tributários de lucro real ou lucro presumido e aquelas que emitem nota fiscal eletrônica (NF-e) são obrigadas a utilizar o certificado digital.
Uma identidade eletrônica possui diversas funcionalidades, podendo ser usado para identificação, substituindo o login e senha em sites e plataformas, e para assinaturas digitais de documentos.
A principal tecnologia que garante a segurança do certificado digital FENACON|CD é a Criptografia, que consiste no embaralhamento de informações de um arquivo e somente quem tem a chave consegue entender o que está ali.
Os processos de identificação, certificação e validação dos documentos digitais estão vinculados a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, que é uma cadeia hierárquica de confiança. O objetivo é viabilizar a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão.
Para uma empresa se integrar à ICP-Brasil, é necessário realizar um processo de credenciamento. A FENACON|CD possui essa integração com a entidade e é considerada uma Autoridade de Registro. Dessa forma, os certificados emitidos pela certificadora oficial da classe contábil garantem a economia de tempo, segurança e evita gastos com a documentação, como reconhecimento de firma.
Como adquirir um certificado digital?
1° Selecione uma empresa capacitada para a emissão do certificado digital, como a Fenacon|CD;
2° Escolha o modelo de certificado que você precisa (e-CPF, e-CNPJ, NF-e ou Profissional Liberal);
3° Apresente os documentos. Se for para um certificado de pessoa física, é necessário apenas o documento de identificação. Se for pessoa jurídica, o documento de identificação do responsável legal daquela empresa e o ato constitutivo, que formaliza a empresa. Essa etapa pode ser presencial, em que o cliente vai até um ponto de atendimento e leva a documentação, ou digital, por videoconferência.
4° O agente de registro verifica a documentação;
5° Emissão do certificado se estiver tudo certo com os documentos.
Essas informações básicas são essenciais para avançar nos assuntos acerca dos certificados digitas e todos os aspectos relacionados ao tema. Na próxima edição, você vai aprender sobre os diferentes tipos de certificado e como escolher o mais adequado para a sua necessidade.
Adquira seu certificado digital em: https://www.fenaconcd.com.br/
Acompanhe as redes sociais da Federação:
Instagram
Facebook
Twitter
Linkedin