Notícias

Brasil tem saldo positivo de 1 milhão de empresas abertas em 2023

Compartilhe

Mapa de Empresas do MDIC mostra que foram criadas 2,3 milhões de empresas nos primeiros sete meses deste ano, contra 1,2 milhão de empresas fechadas; se retirar MEI da conta, saldo segue positivo em 251 mil empresas

De janeiro a julho deste ano, o Brasil registrou um saldo positivo de 1.064.683 empresas abertas. No período, foram criados 2.351.279 novos registros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e, por outro lado, 1.286.596 empresas foram fechadas. Os dados são do painel Mapa de Empresas, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O saldo segue positivo quando se retira da conta os dados de Microempreendedores Individuais (MEIs). Nesse cenário, o Brasil abriu 567.975 empresas e fechou 315.987, com saldo, nos primeiros sete meses do ano, de 251.988 novas empresas.

O painel Mapa de Empresas, do MDIC, é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal que fornece indicadores relativos ao quantitativo de empresas registradas no país e ao tempo médio necessário para abertura delas.

O processo de abertura de empresas passa pelo registro na junta comercial e obtenção do CNPJ, além das inscrições fiscais nas secretarias de fazenda dos estados e municípios. Dependendo do tipo de atividade econômica, a empresa precisa de emitir licenças e alvarás de funcionamento.

Até julho, o Brasil tem 21,6 milhões de empresas ativas. De acordo com o painel Mapa de Empresas, o tempo médio de abertura de empresas é de 1 dias e 4 horas. Além do painel online, a cada quatro meses, o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI/MDIC) faz a análise dos dados.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

CONESCAP|Convenção CRCCE – Inscrições abertas. Clique aqui e inscreva-se

Mais Fenacon