20ª CONESCAP

Após 20 anos, maior evento do setor de serviços ocorre em Fortaleza e conta com cerca de 3 mil inscritos

Compartilhe

Cerca de três mil inscritos celebraram duas décadas da 20ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (CONESCAP), que alcançou o patamar de ser o maior evento do setor de serviços do país. Com edição sediada no Centro de Eventos, em Fortaleza, o encontro ocorreu, de 15 a 17 de novembro, pela primeira vez ao lado da 17ª Convenção Regional do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE).

Ao longo de três dias, foram quase 20 palestras de profissionais de renome na área contábil, gestão, inovação e tecnologia da informação. Com foco no setor de serviços, o segmento que mais gera emprego e renda no país, o encontro propiciou dias de debates enriquecedores. O setor de serviços, inclusive, acumula crescimento de 4,7% no Ceará em 2023, acima do avanço nacional (4%). Só no mês de setembro, o setor avançou 1,9% na comparação com agosto. Em relação a setembro de 2022, o crescimento foi de 5,3%. Já de janeiro a setembro deste ano, o crescimento acumulado é de 4,7% em relação à igual período de 2022.

Com o tema “Conexão global, o futuro é agora”, o evento movimentou mais de R$ 19 milhões na economia local com a feira de negócios. A FENACON, que promoveu o encontro, é a maior entidade que representa empresas do setor de serviços, atualmente representando mais de 400 mil empresas, sendo filiada à CNC, confederação, que por sua vez tem como filiadas 40 entidades empresariais espalhadas pelo Brasil. Além de debates, a 20ª CONESCAP/17ª CONVENÇÃO CRC-CE contou ainda com apresentações culturais. Subiram ao palco cantores como Dorgival Dantas e Waldonys, além da banda Os Transnacionais.

Abertura

A abertura do evento contou com a empreendedora, apresentadora, escritora e palestrante, Cristiana Arcangeli, que ministrou a palestra magna. Arcangeli é uma das expoentes do empreendedorismo brasileiro, com mais de 35 anos de atuação e experiência na área, além de ser especialista em inovação e construção de marcas. Foi ela a primeira mulher a influenciar o mercado de beleza natural com a criação do primeiro shampoo sem sal e grande influenciadora no crescimento da moda brasileira, com a criação da primeira semana de moda do Brasil Phytoervas Fashion. Na ocasião, lançou 61 novos estilistas.

Com foco sobre os desafios de empreender, a explanação de Arcangeli abordou sobre o mercado e disse que todo mundo pode empreender em qualquer profissão. “Todo mundo é empreendedor. Nós temos que vender, fazemos marketing, pagamos impostos. Empreendedorismo é a melhor plataforma social que existe, pois gera emprego e renda. Descobrimos com o tempo que quem é do mercado de serviços é empreendedor, escala o negócio e a tendência é vender mais. Assim, se lucra mais”. A palestrante disse ainda à plateia que para fazer empreendedorismo, no entanto, é preciso de alguns critérios. “Precisa de inovação, de visão de futuro e de marketing estratégico, além do networking”, destacou.

Ainda na solenidade de abertura, o atual presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o empresário amazonense José Roberto Tadros, foi homenageado com a medalha Empresários de Serviços do Brasil. “Pessoa que dedica boa parte do seu tempo aos afazeres de representação da nossa maior entidade, a CNC, que vem buscando as melhorias para o setor de serviços, em especial no que se refere à Reforma Tributária. Obrigado por estar aqui presente e agradeço por toda sua dedicação, a de sua diretoria e de todos os colaboradores que compõem a CNC. Meu muito obrigado em nome do sistema Fenacon”, disse o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), Daniel Coêlho.

O presidente do CRC, Felipe Guerra, agradeceu a todos pela realização do evento. “Uma honra poder receber profissionais de todo o país. É um desafio continuar a parceria para fortalecer a contabilidade. Temos a consciência do quanto isso é importante para o ambiente de negócios. É um evento pensado nos mínimos detalhes, cada painel, cada palestra. Tenhamos a certeza que será um momento de conexão única, onde vamos ter acesso aquilo que há de mais moderno no que diz respeito à inovação, tecnologia e isso tudo foi pensado e desenhado para vocês”, disse.

Ao discursar, o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, perícia e informação do Ceará (SESCAP-CE), Carlos Átila, destacou a importância de o evento ocorrer em solo cearense. “É um trabalho que vemos desempenhando desde o início. O Ceará faz jus a um evento como esse, um encontro nacional, pois temos um povo aguerrido, lutador, que não aceitou muitas vezes as condições que foram impostas. O Brasil e o mundo podem aprender com o cearense, mesmo nas condições mais difíceis”.

“À frente da FENACON temos um defensor ferrenho da causa, da microempresa e da liberdade, uma aspiração de todo povo desenvolvido, pois sem liberdade não existe povo altaneiro. É com muita alegria e satisfação que recebo essa homenagem da Federação como reconhecimento, que só é possível considerando o contexto de um trabalho realizado pela CNC no qual tenho a honra de presidir. Hoje, a FENACON é uma das maiores representatividades do nosso segmento e temos a honra de tê-la conosco”, destacou em seu discurso Tadros. Ao final, lembrou que a luta de todos é pela redução da carga tributária. “Os segmentos de bens, comércio, serviços e turismo representam 75% do PIB brasileiro e é por isso que defendemos de forma enfática o não aumento da carga tributária, para que o consumidor final não seja penalizado”, destacou. A homenagem reconhece a nível nacional empresários que prestam relevantes serviços às categorias representadas pela Federação, bem como à sociedade em geral.

Segundo dia

O segundo dia do evento foi aberto com a palestra do professor e mestre em economia Samy Dana, que abordou sobre o atual ambiente econômico do país ao lado do gerente de economia da CNC, Fábio Mendes, como debatedor, e do presidente da FENACON, Daniel Coêlho. A mediação teve à frente o diretor de políticas estratégicas e legislativas da FENACON, Diogo Chamun. Em seguida, ocorreu a palestra da CEO e founder da Larson Accounting Group, Carol Larson. A presidente da Confederação Empresarial a CPLP, Nelma Fernandes, foi uma das convidadas para participar do painel. A moderação ficou com o vice-presidente da Região Sudeste da FENACON, Guilherme Tostes. O tema foi intercâmbio cultural e empreendedorismo.

A terceira palestra do dia foi sobre inteligência artificial e os desafios da contabilidade, e teve à frente o escritor com mais de 22 anos de experiência em inovação e economia digital, líder influente no campo da inovação e tecnologia, Gil Giardelli. A explanação teve como convidada Carmela Borst, empreendedora social, fundadora e CEO da SoulCode. Como debatedor esteve Osvaldo Meneghel, diretor de produto da IOB. A moderação teve à frente Solange Marinho, vice-presidente do SESCAP-CE.

A quarta explanação foi sobre gestão eficaz e inovadora dos negócios, com o Founder da Entheusiasmos, professor, consultor organizacional e educacional, autor de livros, Eduardo Carmello, e o contador e administrador de empresas e CEO da DGA, Douglas Gomes. Os debates foram conduzidos por Luiz Guimarães, CEO da Mapia e Adriano Ferreira, Senior Manager Tax LatAm Marketing, Strategy & Planning. A moderação teve à frente o presidente do SESCAP-CE, Carlos Átila. A quinta apresentação foi sobre interação da inteligência artificial com o profissional contábil, com o especialista em empreendedorismo contábil, Roberto Dias Duarte, e a presidente Cilea e Abracicom, Maria Clara Bugarim. A moderação dos trabalhos teve à frente Francélio Cavalcante, vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRC-CE.

Terceiro dia

A última palestra da 20ª CONESCAP e 17ª Convenção CRCCE debateu o tema “Contabilidade Sustentável: O papel dos profissionais na era ESG”. Como palestrante, o evento recebeu Valcemiro Nossa, doutor em Controladoria e Contabilidade e presidente da Fucape Business School e do Instituto Fucape de Tecnologias Sociais. A palestra contou ainda com a moderação do professor Edilson Paulo, doutor em Ciências Contábeis e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Valcemiro, reforçou que a contabilidade está completamente ligada às questões das práticas sustentáveis. “A contabilidade pode estar muito próxima a isso tudo que eu disse que precisa ser feito, ou mesmo ser a protagonista. Com isso, a contabilidade ganhar mais valor, as pessoas começam a ver dessa forma, e é esse caminho que estamos seguindo”, finalizou.

Para os agradecimentos finais, o presidente da Fenacon Ceará, Daniel Coêlho, enfatizou. “Espero que vocês tenham alcançado o objetivo de vocês de estar aqui nessa magnífica CONESCAP e Convenção CRC. Saibam que toda a equipe trabalhou com muito carinho, pensando em cada detalhe. A intenção foi proporcionar tudo o que vocês almejam alcançar. A cada um de vocês, muito obrigado.“, completou.

O encerramento do encontro, contou com os maiores players do mercado, teve sorteio de prêmios, coquetel durante a Feira de Negócios e show com a banda Os Transacionais. A banda levou ao palco um repertório de sucessos nacionais das décadas anteriores, promovendo verdadeiro resgate da música brasileira em um animado encontro que reuniu, para momento de confraternização, os participantes do encontro.

Mais Fenacon