O marketing hoje é fundamental para todos os negócios. Por isso, a 20ª CONESCAP e 17ª CRCCE trouxe o tema para debate com Anderson Hernandes, CEO da Tactus Contabilidade Digital, especialista em Gestão Estratégica de empresas contábeis e um dos grandes influenciadores do mercado; Pedro Nery, CEO da Contabilidade.Net, formador de contadores consultores e influencer; e Fellipe Guerra, Contador, Advogado Tributarista, empresário e presidente do CRCCE. Também participaram do painel o contador da Netspeed, Paulo Afonso Faria da Trindade, e o CRO do Mercado Contábil da Fortes Tecnologia, Felipe Roque.
“Precisamos estar mais atentos à realidade atual do mercado que é a inovação. Não adianta sermos os melhores profissionais se não soubermos captar clientes e realizar negócios, se não soubermos usar o marketing como ferramenta estratégica para potencializar os nossos negócios”, destacou em fala inicial o presidente do CRCCE, Fellipe Guerra.
Pedro Nery disse que o contador deve ser o maior embaixador da sua marca. “O contador não pode ser apenas o profissional contábil que cuida das obrigações contábeis e entende da parte técnica, mas é preciso se transformar no empresário da parte contábil, e esse profissionais precisam cuidar do marketing e das vendas do negócio. É preciso priorizar essa área. Na medida em que cresce, usa novas estratégias e estruturas de marketing de vendas”, pontuou.
Anderson Hernandes destacou que é preciso entender que o marketing está relacionado à vendas e atração, e as vendas estão relacionadas ao processo de relacionamento. “Com o marketing, você atrai e influencia a sua marca. As vendas se fazem no processo de negociação e conversão do cliente. Empresas contábeis avançam se tiverem investimento na área comercial, mas ela precisa começar dentro do profissional contábil”, disse lembrando que, para o contador se livrar das amarras de não investir em vendas, é preciso estar comprometido, usar método e potencializar vendas e negociação.