Análise feita sobre a reforma tributária aconteceu durante o Especial Semana no Congresso Nacional
Texto: Assessoria Parlamentar da Fenacon, sob supervisão da Agência Fenacon de Notícias
Em mais um programa Semana no Congresso Nacional, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato, e a assessora parlamentar, Daiane Leopoldino, abordaram os principais temas de interesse do setor empresarial discutidos no Congresso Nacional esta semana.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), anunciou na última terça-feira (23/2), que a previsão de aprovação pelo Congresso Nacional da reforma administrativa será em até dois meses e da reforma tributária em até oito meses.
Em sua análise sobre a declaração de Lira, o presidente Sérgio Approbato salientou que é importante consultar a sociedade representada para que, além das PEC’s 45/19 e 110/19, sejam consideradas outras propostas capitaneadas por entidades representativas, como por exemplo, a proposta do Simplifica Já.
O presidente Sérgio também mencionou a Reforma Administrativa. De acordo com ele, o texto da PEC 32/20 “não vai passar de forma tão simples”, pois ainda não há um consenso sobre diversos pontos da proposta.
Já no Senado Federal foi aprovado, na última quarta-feira (24,) por unanimidade, o Marco Legal das Startups e do empreendedorismo inovador. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 146/2019 promove medidas de estímulo à criação de empresas de inovação e estabelece incentivos para quem investir nessas empresas. O texto foi aprovado com mudanças, portanto, a redação retornará à Câmara dos Deputados.
Os senadores aprovaram também, projeto que institui linhas de crédito especiais, com recursos dos fundos constitucionais de desenvolvimento regional, destinadas prioritariamente à criação e ao desenvolvimento de startups.
O PL 5.306/2020 inclui essas empresas jovens que investem em inovação no rol de beneficiários dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste, com prioridade para receber linhas de créditos especiais.
Ao analisar o projeto de lei 5.306/2020, o dirigente da Federação ressalvou que as linhas de créditos de incentivo às startups estão concentradas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “Hoje eu acredito que o Brasil como um todo tem centros de inovação, então seria importante pensar no critério de abrir no todo, não de forma regional”.
Confira os outros acontecimentos no Senado e Câmara
- O Congresso Nacional recebeu do Executivo Federal as MP´s que tratam da privatização da Eletrobras e dos Correios;
- Foram instaladas as comissões permanentes do Senado Federal;
- Foram aprovadas duas matérias que tratam da facilitação da compra de vacinas;
- Lei que estabelece autonomia do Banco Central é sancionada.
Assita a íntegra do Programa Semana Fenacon no Congresso