• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Paulo Guedes ressalta a importância dos pequenos e médios negócios para a retomada da economia

15 de março de 2021 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Ministro da Economia antecipou que está trabalhando para renovar o Pronampe e que novas políticas de proteção ao emprego devem ser anunciadas em breve

Em sua participação na reunião da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa nesta quinta-feira (11/3) – ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro – o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou a importância dos pequenos e médios negócios para o Brasil. “A micro e a pequena empresa são a coluna vertebral de uma economia”, ressaltou.

Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro destacou as medidas do governo federal em defesa dos pequenos e médios empresários e, em especial, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). “O Pronampe não ajudou a mim nem a você, e sim a mais de 10 milhões de trabalhadores em todo o Brasil”, destacou.

O ministro Paulo Guedes antecipou que está trabalhando para renovar o Pronampe e que o presidente da República deve anunciar em breve novas políticas de proteção ao emprego. Guedes também pontuou que a arrecadação de fevereiro foi um recorde histórico, confirmando a retomada da economia.

De acordo com o ministro, a economia voltou em V e já está começando a decolar de novo. Ele enfatizou a importância da vacinação em massa para o retorno seguro ao trabalho neste momento. “Temos que cuidar da saúde. A saúde em primeiro lugar. Sem ela não tem o trabalhador, não tem a pequena e média empresa, não tem a economia”, disse.

A reunião foi presidida pelo senador Jorginho Mello (PL-SC), que, na abertura do encontro, comemorou os avanços obtidos, como a Empresa Simples de Crédito que, segundo ele, foi um sonho concretizado pelo presidente Jair Bolsonaro. “Nós queremos democratizar e baratear o crédito. Hoje já temos 800 mil empresas simples de crédito instaladas no Brasil, emprestando dinheiro para o município, para o pequeno e microempresários”, ressaltou.

O senador também salientou a importância do Pronampe como instrumento de apoio ao micro e pequeno empresário, que está à frente de 98% de todas as empresas do Brasil, sustenta 58% dos empregos formais e representa 28% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. “O Pronampe já emprestou R$ 37, 5 bilhões para micro e pequenos empresários. Um programa nunca sonhado ou alcançado, pois até então o microempresário tinha, inclusive, dificuldades de falar com o gerente. E com esse programa ele não só teve acesso ao crédito como também um prazo alongado e com juros decentes, para que pudesse socorrer seu negócio”.

Retomada econômica

O ministro Paulo Guedes também comentou o desempenho da economia brasileira durante a pandemia. “Tivemos, do ponto de vista econômico, muito sucesso no combate à crise. As organizações internacionais previam inicialmente uma queda de quase 10% do nosso PIB, mas o Brasil caiu 4%. Criamos 140 mil empregos formais durante essa crise. Temos que agradecer ao Congresso reformista que tem nos auxiliado”, disse Paulo Guedes.

Em sua fala, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, reforçou a relevância das várias forças-tarefas que foram trabalhadas desde o início da pandemia. “Recebemos 3.100 pleitos do setor produtivo, boa parte afetando diretamente 98,5% de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de micro e pequenas empresas. Conseguimos atender 1.600 desses pleitos, a maioria em parceria com o Congresso Nacional, e outras também infralegais no âmbito do Poder Executivo. Essas forças-tarefas foram reativadas agora para que nós, nesse momento em que a pandemia voltou a crescer, tenhamos a mesma agilidade para atender aos pleitos do setor produtivo e que tenhamos o mínimo de impacto no emprego”, observou.

Da Costa falou ainda do Brasil Mais, um programa do governo federal em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vai chegar a mais de 1 milhão de empreendedores no Brasil até 2022, de forma digital, e a mais de 100 mil de forma presencial.

“Já chegamos, em três semanas do programa, a 22 mil empresas atendidas. Mas vamos passar de 100 mil empresas até o ano que vem. Com apoio para capacitação, melhoria gerencial e de produtividade e a digitalização no trabalho. Se fizermos isso vamos ter o país número 1 em apoio à micro e pequenas empresas, para que elas se modernizem. Essa é uma marca de transformação, para que o Brasil gere emprego e renda”, finalizou o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.

Assista ao 1° Encontro 2021 da Frente Parlamentar da MPE:

Fonte: Ministério da Economia

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Decore Eletrônica exigirá upload e assinatura digital de documentos em 2026

5 de dezembro de 2025

Ministério do Empreendedorismo amplia governança e monitora programas de apoio ao microempreendedor em reunião do Comitê Estratégico

5 de dezembro de 2025

Receita Federal ajusta norma sobre perdas em créditos e cálculo dos juros sobre capital próprio

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}