• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

IA e Universo Digital representam sobrevivência para pequenas empresas, diz Márcio França em Fórum Global de Finanças

18 de setembro de 2024 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Ministro do Empreendedorismo debateu com África do Sul o papel crítico dos governos no apoio aos pequenos negócios.

Divulgação

“O universo digital e a Inteligência Artificial não são mais o futuro, mas o presente da realidade dos negócios no Brasil e no mundo, e por isso imprescindíveis, não mais como um diferencial às pequenas empresas, mas um fator de sobrevivência”, destacou o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, na abertura do Fórum Global de Finanças para Pequenas e Médias Empresas (Global SME Finance Forum), nesta terça-feira (17), no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo (SP).

Sob o tema ‘Finanças Digitais e Sustentáveis para MPEs Alimentadas por Inteligência Artificial (IA)’, o evento reúne representantes de 80 países, incluindo mais de 700 líderes do setor financeiro, empreendedores, formuladores de políticas públicas, reguladores e outras partes interessadas para discutir e promover soluções inovadoras para o financiamento de pequenas e médias empresas.

A iniciativa é organizada pelo SME Finance Forum (SMEFF) – uma rede de mais de 300 bancos líderes, instituições financeiras não bancárias, fintechs e bancos de desenvolvimento – criada pelo G20 em 2012 e administrada pela International Finance Corporation (IFC), um membro do Grupo Banco Mundial. O evento, que prossegue até 18 de setembro, é realizado anualmente no país que está ocupando a presidência G20.

Entre os organizadores e apoiadores estão a presidência brasileira do G20; o Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Pequena Empresa (MEMP); o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

TEMA PRIORITÁRIO 

França afirmou que na presidência brasileira do G20, a Inteligência Artificial figura entre os temas prioritários, sendo tratada de forma ética e responsável.

Ele ressaltou que o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) tem acompanhado atentamente as discussões no âmbito da Iniciativa Global Digital para as pequenas e médias empresas da OCDE (Digital for SMEs), foro que reúne grandes players públicos e privados, para tratar dos desafios apresentados por essa nova realidade tecnológica.

“Todas as medidas aqui referidas, em especial a criação do Ministério do Empreendedorismo como um espaço próprio de cuidado e atenção com as micro e pequenas empresas, revelam a importância que o segmento tem para o atual governo. Vislumbramos muitos ganhos e facilidades também com a IA na capacitação dos empreendedores, no conhecimento de mercado, no aperfeiçoamento dos processos de produção, nas habilidades gerenciais, nas estratégias de marketing e na geração de vantagens competitivas”, afirmou.

DESAFIOS 

O ministro ainda citou desafios enfrentados, como o aumento qualitativo de concorrência e a segurança da informação, pontos em que o MEMP e o governo federal estão atuando.

Ele lembrou que o Brasil tem dificuldades crônicas que afetam o setor produtivo como um todo. “O traço burocrático tem um custo elevado e gera gargalos ao desempenho da nossa economia. O seu efeito, sobremaneira danoso ao setor produtivo como um todo, é dramático para as MPEs.” E considerou a recente reforma tributária como um avanço importante.

Para ele, a simplificação é fundamental, mas é necessário incorporar tecnologia e inovação ao cotidiano do governo para que o uso da IA possa alavancar as imperativas mudanças demandadas pelo setor produtivo, abrindo novos mercados.

França informou que, em termos de maturidade digital, no Brasil, 66% das micro e pequenas ainda estão na fase inicial do processo de transformação digital, 30% estão na fase intermediária, e apenas 3% podem ser considerados líderes nas suas áreas.

A abertura do fórum contou, ainda, com Qamar Saleem, presidente do Fórum Global de Financiamento para Pequenas e Médias Empresas e Maktar Diop, diretor-geral da Corporação Financeira Internacional.

Também prestigiaram a abertura Stella Tembisa Ndabeni-Abrahams, ministra das Pequenas Empresas, do Desenvolvimento Empresarial e Cooperativas da República da África do Sul; Luis Mansur, chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil; Marisela Alvarenga, diretora geral e diretora de Investimentos do BID Invest; Manuel Reyes Retana, diretor da América do Sul DA Corporação Financeira Internacional – IFC; Maria Fernanda Coelho, diretora do BNDES e Alfonso Garcia Mora, vice-presidente para Europa, América Latina e Caribe da Corporação Financeira Internacional – IFC.

PAINEL 

Durante o fórum, Márcio França e Stella Tembisa Ndabeni-Abraham, discutiram ‘O papel crítico dos governos no apoio às pequenas e médias empresas’, em painel moderado por Manuel Reyes Retana, Diretor para a América do Sul da Corporação Financeira Internacional – IFC.

França informou que, em dois anos, a abertura de empresas no Brasil caiu pela metade, de 34 horas para 17 horas. Ele disse que o MEMP desburocratizou e usou IA nas juntas comerciais, além de dispensar a autenticação em filiais estrangeiras. “O público está acostumado a não confiar em governo, porém, graças a medidas como estas, negócios continuam abrindo mais.”

Ele citou, ainda, o Desenrola Pequenos Negócios, de renegociação de dívidas, o ProCred 360, de acesso a crédito com juros menores, e o cartão MEI, lançado ontem pelo governo federal.

REUNIÃO BILATERAL 

Após o painel, houve uma reunião bilateral África do Sul-Brasil. Pela África do Sul, participaram a ministra de Pequenos Negócios, Desenvolvimento de Negócios e Cooperativas, Stella Tembisa Ndabeni-Abraham; o cônsul-geral Tinyko Kumalo: deputado diretor-geral Qinisile Precious Delwa; o assessor Andre Roy Murry; a cônsul política Anri Swart, e a assistente pessoal para o ministério, Phuti Francina Marutla.

Da parte do Brasil, integraram as discussões os seguintes membros do MEMP: secretário-executivo Tadeu Alencar; chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Luciana Mancini; coordenadora de Projetos da Assessoria Internacional, Vanderlene Rodrigues, e o chefe de Divisão da Assessoria Internacional, Pedro Henrique Rincon.

MEMP EM NÚMEROS 

No Brasil, há 13,9 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) e 5,5 milhões de MPEs, o que corresponde a 93,4% do total de empresas formais ativas no país. Ao se somarem as médias empresas a esse número, tem-se a impressionante marca de 97,5% de todas as empresas brasileiras.

As MPEs respondem por 30% do PIB brasileiro e 55% dos empregos formais, tendo sido responsáveis, em 2023, por mais de 70% dos novos postos de trabalho criados. No comércio exterior, percebe-se um grande potencial ainda a ser explorado.

As MPEs representam 40,2% do número total de empresas exportadoras no Brasil, mas correspondem a menos de 1% do valor exportado. Evidencia-se o grande espaço de crescimento na participação no comércio exterior apresentado pelas MPEs.

O Brasil tem buscado aumentar a base de exportadores, em especial entre as MPMEs, e superar essa baixa participação relativa no comércio internacional.

Fonte: Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Decore Eletrônica exigirá upload e assinatura digital de documentos em 2026

5 de dezembro de 2025

Comissão aprova multa para grande empresa que atrasa pagamento a fornecedor

5 de dezembro de 2025

Congresso aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 com meta de superávit

4 de dezembro de 2025

Receita amplia opções para pagamento de Darf da DCTFWeb

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}