• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Alckmin conclama micro e pequenas empresas a ingressarem no Brasil Mais Produtivo

15 de julho de 2024 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Programa apoia micro, pequenas e médias empresas a se desenvolverem e digitalizarem, ampliando a competitividade; ministro falou a empresários de Brasília durante a quarta edição do roadshow do programa

Foto: Cadu Gomes/VPR

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, convidou empresários de Brasília a participarem do Brasil Mais Produtivo, durante roadshow realizado na capital do país, nesta sexta-feira (12),  para mobilizar o engajamento de micro, pequenas e médias indústrias no programa federal de estímulo à produtividade.

Coordenado pelo MDIC, o Brasil Mais Produtivo é realizado em parceria com Senai, Sebrae, ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), BNDES, Finep e Embrapii e oferece  soluções que vão desde a sensibilização e o engajamento, o aumento de produtividade, de eficiência energética até a transformação digital das indústrias.

Ao explicar o impacto do programa, o ministro fez um paralelo com a medicina. ”Suprima a causa que o efeito cessa. Nós precisamos agir nas causas dos problemas. Temos dois desafios, baixo investimento e baixa produtividade”, disse Alckmin, ao mostrar que o Brasil Mais Produtivo ataca esses problemas, impulsionando os negócios.

“O Sebrae e o Senai, os dois vão à empresa, fazem diagnóstico e projeto. Diagnostica o problema e faz o projeto. E não fica no diagnóstico”, explicou o ministro.”Depois entra Embrapii, ABDI, BNDES, Finep para financiar”, completou o ministro. No programa, o empresário recebe diferentes tipos de consultoria para impulsionar o negócio.

“O Programa Brasil Mais Produtivo vai fazer diferença. Primeiro, porque trabalha com micro, pequena e média empresa, que é a maioria, 95% das empresas brasileiras, e mais precisam. Ele vai fazer diferença com transformação digital, redução de custos, aumento de produtividade, eficiência energética, conquistar mercado e boas parcerias”, concluiu Alckmin.

O presidente da ABDI, Ricardo Capelli, destacou a força do Brasil Mais Produtivo para o empresário impulsionar o a própria empresa. “Esse exemplo mostra que a gente só precisa fazer um pouco. O estado apoia um pouco, que o empreendedor brasileiro faz a sua parte”, afirma Capelli, que destacou ainda o a importância da indústria para o Brasil crescer, gerando empregos de maior qualidade técnica, com melhores salários. “É assim que a gente desenvolve o nosso país”.

Plataforma de Produtividade

A porta de entrada no programa Brasil Mais Produtivo é a Plataforma de Produtividade, onde o empresário tem acesso a um ciclo completo de conhecimento, com acesso gratuito a cursos, materiais e ferramentas sobre gestão e produtividade, entre outros temas.

A partir daí, ao indicar na plataforma as necessidades da empresa, os participantes poderão entrar em uma jornada rumo à transformação digital, seguindo uma trilha de aperfeiçoamento definida a partir das necessidades diagnosticadas no início do processo, com atendimento integrado do Sebrae e Senai.

No mercado de tintas há mais de 16 anos, a empresária Aline Barbosa contou que após as consultorias de produtividade, do Senai, e os agentes locais de inovação, do Sebrae, viu aumentar, no primeiro semestre, a produtividade da indústria 45% e o faturamento 15%. Ela quer avançar ainda mais agora, com a participação no Brasil Mais Produtivo. “Os atendimentos foram a virada de chave no negócio. O primeiro com foco em produtividade, otimização de processos, eficiência em manutenção de máquinas e redução desperdício, além de capacidade ociosa. Depois, indicadores gerenciais para acompanhamento de forma mais presente”, explicou Aline, que incentivou mais empresários a participarem do programa.

Ao apresentar a plataforma de produtividade, o superintendente de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional, Roberto Medeiros, ressaltou que toda empresa cadastrada receberá soluções personalizadas. “A plataforma é personalizada, então, quando o empresário se cadastra com o CNAE, ele automaticamente recebe os cursos e as linhas de financiamento para aquele setor específico”, explicou.

A diretora técnica do Sebrae DF, Diná Ferraz, explicou que o programa lança mão dos melhores instrumentos para orientar empresários para o caminho da produtividade e competitividade. “Queremos gerar empresas sólidas, fortes e capacitadas para competir no mercado interno e externo, gerando lucro, riqueza e emprego”, destacou.

Brasil Mais Produtivo

Está foi a quarta edição do Roadshow Brasil Mais Produtivo, que já passou por Minas Gerais, Ceará e Pará. Alinhado à Nova Indústria Brasil, o programa destina R$ 2 bilhões para o engajamento digital de 200 mil indústrias, com atendimento presencial a 93 mil empresas até 2027. A Plataforma de Produtividade, em operação desde 31 de janeiro, serve como porta de entrada para as empresas participarem do programa. Além disso, elas terão acesso aos conteúdos complementares relacionados à produtividade e digitalização. No programa, Senai e Sebrae atuam de forma conjunta para identificar e diagnosticar gargalos de gestão e de produção, por meio de metodologias mais adequadas para as empresas atendidas.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Decore Eletrônica exigirá upload e assinatura digital de documentos em 2026

5 de dezembro de 2025

Ministério do Empreendedorismo amplia governança e monitora programas de apoio ao microempreendedor em reunião do Comitê Estratégico

5 de dezembro de 2025

Receita Federal ajusta norma sobre perdas em créditos e cálculo dos juros sobre capital próprio

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}