• Login
  • Contatos

  • Institucional
    • História
    • Presidente
    • Representatividade
    • Atuação
    • Diretoria Fenacon – Gestão 2022/2026
    • Política de privacidade
  • Notícias
    • Press Clipping
    • Rede de Notícias
    • Fenacon na Mídia
    • 20ª CONESCAP
    • Covid-19
  • Reforma Tributária
  • Missão Brasil-Portugal
  • Multimídia
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Revista Fenacon
    • Outras Publicações
  • UniFenacon
  • Entidades Filiadas
Notícias

Países da América Latina debatem a integração de assinaturas eletrônicas e os serviços digitais transfronteiriços

12 de julho de 2024 Publicado por Fernando Olivan - Comunicação Fenacon
Compartilhe

Evento acontece na Enap e reúne representantes de doze países da região em busca da ampliação na oferta de serviços digitais

Representantes se reuniram para conhecer os avanços nos processos de implementação da assinatura e autenticação digital nos países da América Latina. (Divulgação/AscomMGI)

O uso de assinaturas digitais e o compartilhamento de serviços digitais é o tema do “Workshop Regional sobre Aprofundamento dos Serviços Digitais Transfronteiriços”, que acontece até a próxima sexta-feira (12), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Organizado pela Rede Interamericana de Governo Digital (Rede Gealc), em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Enap, o debate reúne doze países da América Latina. 
 
“Esta é uma grande oportunidade para os países da região poderem trocar experiência a respeito do que veem fazendo, não só na área de assinaturas digital e identidade digital, mas também nas integrações regionais de seus serviços públicos, o que pode possibilitar, no futuro, com que seus cidadãos possam usufruir da estrutura governamental mesmo estando em um outro país”, explicou o assessor da Secretaria de Governo Digital (SGD), Ciro Avelino, na abertura do evento.  

Entre os objetivos do evento estão o debate para a ampliação dos marcos técnicos da validação de assinaturas digitais transfronteiriças e o aprofundamento de um possível modelo de intercâmbio seguro de informações para os serviços digitais entre os países. “O reconhecimento mútuo de assinaturas e de documentos, que sejam produzidos nos países dessa região vai facilitar muito, entre outras coisas, as trocas de documentos, a exportação, o comércio exterior e a cidadania digital”, exemplificou o diretor presidente do ITI, Enylson Camolesi. 
 
Para a diretora executiva da Enap, Natália Teles, o evento será uma oportunidade de conhecer os avanços nos processos de implementação da assinatura e autenticação digital nos países da América Latina. Segundo Teles, a integração de serviços digitais fronteiriços é muito desafiadora. “A realização deste fórum é uma oportunidade de a gente construir – de forma colaborativa – caminhos para o desenvolvimento de ações que possibilitem a ampliação e a consolidação da oferta de serviços digitais transfronteiriços na nossa região”, complementou. 

Como se trata de uma assinatura eletrônica transfronteiriça, no Brasil está sendo considerada a versão Qualificada, que utiliza certificado digital. Esse tipo de assinatura já é aceito em países como Peru e Uruguai, por exemplo. 

Além de representantes do governo brasileiro, o evento reúne participantes de países como a Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. 
 
GOV.BR 

Atualmente, a plataforma digital do governo brasileiro é utilizada por mais de 158 milhões de pessoas, que acessam os mais de 4.200 serviços digitais disponíveis.  
Entre os serviços mais utilizados do GOV.BR está a Assinatura Eletrônica GOV.BR. Até o momento, já são mais de 114 milhões de documentos assinados eletronicamente utilizando a solução digital.  
 
As regras para o uso de assinaturas eletrônicas estão na Lei nº 14.063/20 e no Decreto nº 10.543/20. Esses normativos classificam as assinaturas eletrônicas em três tipos: simples, avançada e qualificada.    

A Assinatura GOV.BR é classificada como avançada, o que significa que seu uso dá garantias de segurança no processo de assinatura, é associada ao signatário de maneira individual e possui elevado nível de confiança e segurança. Além disso, quaisquer modificações posteriores à assinatura no documento digital são detectáveis. Assim, o documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física.   

Para utilizar a solução do MGI, é preciso ter uma conta de nível prata ou ouro. Uma conta de nível prata é conseguida a partir do reconhecimento facial, para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 14 bancos credenciados pelo GOV.BR.    

Já para se ter uma conta ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil. 

Mais informações sobre a Assinatura GOV.BR estão disponíveis no GOV.BR. 

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Post anterior Próximo post

Pesquise

Posts relacionados

5 de dezembro de 2025

Decore Eletrônica exigirá upload e assinatura digital de documentos em 2026

5 de dezembro de 2025

Ministério do Empreendedorismo amplia governança e monitora programas de apoio ao microempreendedor em reunião do Comitê Estratégico

5 de dezembro de 2025

Receita Federal ajusta norma sobre perdas em créditos e cálculo dos juros sobre capital próprio

5 de dezembro de 2025

Brasil e Uruguai avançam na parceria que possibilita uso de serviços digitais transfronteiriços

Mais Fenacon

Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Clube Fenacon +
Revista Fenacon #196 Revista Fenacon #196
Fenacon Prev Fenacon Prev
Easymei Easymei

A Fenacon

Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Mídias Sociais

Fale conosco

Telefone: 61 3105-7500
E-mail: fenacon@fenacon.org.br

Nosso endereço

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12,
Bloco F, Salas 904/912 - Ed. Via Capital
Brasília/DF, CEP 70040-020

Assine nossa newsletter

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade

© Fenacon 2025
- Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciamento de Cookies
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita integralmente nossa Política de Privacidade. Retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
View preferences
  • {title}
  • {title}
  • {title}