Notícias

Qual a importância dos contadores para uma governança ética na era ESG?

Compartilhe

Contadores desempenham papel estratégico garantindo que uma organização seja gerenciada de maneira ética e transparente. O mundo empresarial brasileiro está em meio a uma profunda metamorfose, uma transformação que está sendo impulsionada por um conjunto crescente de fatores ambientais, sociais e de governança, amplamente conhecidos como ESG (Environmental, Social, Governance). Em uma era em que a sustentabilidade, as mudanças climáticas, a diversidade, a inclusão e a equidade se tornaram preocupações primordiais, as empresas estão despertando para uma realidade inegável: o sucesso empresarial está inerentemente ligado à capacidade de uma organização se adaptar a essas novas exigências.

A letra “G” no ESG, que se refere à governança, desempenha um papel crucial na transformação dos negócios no Brasil e em todo o mundo. Governança representa o sistema de regras, práticas e processos pelos quais uma empresa é dirigida e controlada. É o alicerce que sustenta a integridade e a responsabilidade corporativa, garantindo que uma organização seja gerenciada de maneira ética e transparente. Nesse contexto, os contadores desempenham um papel estratégico fundamental no processo de governança das empresas. É o que defende a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), entidade que representa 400 mil empresas do setor de serviços em todo o Brasil em 63 categorias econômicas.

Confira a lista de algumas das maneiras pelas quais os contadores podem contribuir para fortalecer a governança e, consequentemente, impulsionar a adoção bem-sucedida do ESG nas organizações.

CLIQUE AQUI E LEIA O TEXTO COMPLETO NO SITE ESG LAND

Mais Fenacon