Saber apresentar ideias é parte das competências pessoais de quem deseja ganhar espaços e oportunidades.
Em uma reunião de trabalho, a habilidade de apresentar ideias com clareza e se fazer escutar é fundamental para que a contribuição do empregado seja conhecida e apreciada em uma empresa.
Apesar disso, algumas pessoas têm dificuldades de falar em público e se expressar, bem como outros pecam pela forma como o fazem.
Por esse motivo, o desenvolvimento de habilidades pessoais de interlocução e comunicação é um caminho necessário e importante.
Quando um funcionário sabe apresentar suas ideia e contribuições no momento certo e com a devida prudência, este pode conseguir ganhar espaços e oportunidades dentro da empresa.
Há diversos consultores especializados em desenvolver essas habilidades. Por isso, especialistas indicam que pessoas mais introvertidas e que não conseguem se expressar nesses ambientes, podem investir nessa direção.
Além disso, o espaço das organizações é também um espaço político, e as pessoas são percebidas como relevantes na medida em que conseguem expressar suas ideias de maneira oportuna e em momentos adequados.
De maneira geral, atribui-se a qualidade de liderança a pessoas que assim o fazem, uma vez que liderar é também mediar, ponderar, refletir e apresentar pensamentos que representem soluções e sínteses do que são discutidas em um grupo.
Além disso, a capacidade de ouvir, apreciar ideias, elaborar uma síntese e apresentar uma mediação é valiosa para equipes que buscam desenvolver a habilidade de diálogos mais construtivos.
Por esse motivo, o direito de voz e a habilidade de exercê-lo é fundamental para a soma das inteligências e contribuições.
Apesar disso, dependendo de como se exercem a mediação e os direitos de comunicação, reuniões podem assumir “climas” bem diferentes.
Por exemplo, reuniões pouco mediadas podem se tornar o palco de disputas políticas onde somente os mais expressivos conseguem o direito de voz.
Esses tipos de ambiente, sem poucas ou nenhuma mediação, geralmente inibem as contribuições de pessoas com perfis mais introvertidos.
Caso um trabalhador mais introvertido faça parte desse tipo de espaço, expressar-se pode se tornar ainda mais penoso.
No entanto, se essas reuniões ocorrem em um clima mais acolhedor de escuta às contribuições de todos, a capacidade de se expressar e contribuir se torna mais fácil.
Com informações do Valor Econômico
Fonte: Portal Contábeis
CONESCAP|Convenção CRCCE – Inscrições abertas. Clique aqui e inscreva-se