Postado em 01/12/2017 - Fonte: DCI - SP

Cinco "R" da cultura empresarial

Uma política de boa governança e de compliance implica fazer a coisa certa

- A cultura empresarial, representada pelos valores, costumes e normas de uma empresa, são constituídos com a ação e a presença permanente do seu fundador. No dia a dia, é comum a cultura da empresa ser o estilo e o jeito de pensar, de fazer, da forma que foi concebida pelo seu fundador e controlador e que possibilitou avanço operacional e sucesso empresarial. Como resultado natural da expansão dos negócios e, também, das mudanças no ambiente empresarial, surge a necessidade de incorporar novos padrões à gestão empresarial, apesar do desejo natural do fundador de preservar a cultura que ele tanto influenciou.

Qualquer política de boa governança e de compliance de uma empresa implica construir a cultura de fazer a coisa certa, que envolve todos os colaboradores e, inclusive, o público externo (clientes, fornecedores, etc). Por isso, se percebe na prática, a dificuldade de administrar, incorporando novos valores e padrões, quando o controlador é o próprio fundador da sociedade.

O maior desafio para uma empresa perpetuar uma cultura e continuar crescendo é rever os métodos adotados, o que implica na conjugação de cinco verbos: "Resgatar", "Reforçar", "Retirar", "Reciclar" e "Renovar". "Resgatar" está ligado à recuperação de clientes que não estão mais no portfólio - e não geram faturamento e receita para a empresa. O sucesso sempre cria um pouco de vaidade. Por isso, é preciso "Reforçar" a simplicidade e a perseverança. "Retirar" a arrogância dentro do ambiente empresarial, pois esse sentimento de orgulho, contidos em atitudes de altivez e desprezo, é prejudicial à relação entre as pessoas. Através da conjugação do verbo "Reciclar", é possível atualizar conhecimentos para obter melhores resultados. O "Renovar" é no sentido de melhorar o que já existe, procurando um novo visual. Significa a busca contínua pela inovação.

Esses cinco "R" são fundamentais para reforçar a competividade, ajudar a perpetuar o sucesso do negócio e a cultura empresarial introduzida pelo seu fundador.

claudio@saleitao.com.br

Cláudio Sá Leitão, Sócio da Sá Leitão Auditores e Consultores

 

Comente »