Postado em 09/03/2018 - Fonte: Sescap-PR

Abertura do 4º Enescopar surpreende ao trazer cantores globais

O 4º Encontro das Empresas de Serviços do Paraná (Enescopar) teve início nesta quinta-feira (8), no Centro de Eventos Sistema Fiep, em Curitiba. Mais de 400 empresários e profissionais do setor de serviços prestigiaram a noite de abertura do evento. Também compareceram autoridades e representantes de entidades da classe.

Logo no início da noite o público pôde prestigiar a apresentação de Marcelo Archetti, cantor paranaense revelado pelo programa The Voice Brasil. Ele cantou vários sucessos da MPB e música Pop.

A palestra de abertura ficou por conta de Arthur Igreja, empresário, investidor-anjo e professor da FGV-RJ. Igreja utilizou sua experiência acadêmica e profissional em mais de 25 países para compartilhar informações valiosas com público. Durante a palestra “Transformação dos Negócios: Inovação, Reinvenção e Disrupção”, o empresário discutiu como adaptar os negócios às mudanças tecnológicas do mercado. Saiba tudo sobre a palestra.

O presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, agradeceu a presença dos empresários, autoridades e representantes de entidades de classe, lembrando que o planejamento para tornar o Enescopar realidade começou em 2010. “Sonhamos em promover um encontro que transformasse as organizações. E hoje, chegamos à quarta edição do Enescopar com o sentimento do dever cumprido”, afirmou. Kalinke lembrou, ainda, o apoio dos patrocinadores que, nesta edição, superaram as expectativas e tornaram a Feira de Negócios um verdadeiro sucesso (Saiba mais sobre a Feira de Negócios). “Eles acreditaram no evento e no prestígio que alcançamos ao longo dessas edições. Tudo isso só é possível com parceiros e alianças fortes, como as que foram construídas”, afirmou.  

O presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Divanzir Chiminacio, ressaltou a importância do tema para a classe. “Enxergar que o futuro inovador será fundamental para a sobrevivência de todos, tanto das empresas, quanto das pessoas. Parabéns a todos que compareceram a esse evento, que estão interessados em olhar para as novidades”.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR), Marcos Rigoni, relembrou que a parceria entre o CRCPR e o SESCAP-PR já rendeu muitos eventos e atividades em benefício da classe contábil. “Temos uma forte parceria. Também não poderia deixar de parabenizar pela escolha do tema e dos palestrantes, que é de extrema relevância”, afirmou.

Ao lembrar de inovação, o presidente do Instituto Fenacon CD, Valdir Pietrobon, ressaltou a importância das inovações na esfera pública, das reformas e da participação ativa dos empresários nas decisões políticas que influenciam a classe contábil. “O que nós podemos fazer para que a Reforma Tributária seja concretizada? É importante que as pessoas busquem seus representantes políticos para lembrá-los da importância de realizá-la”, disse.  

Prêmio SESCAP-PR de Jornalismo

Durante a abertura do 4º Enescopar também aconteceu a divulgação dos vencedores do 3º Prêmio SESCAP-PR de Jornalismo, que nessa edição abordou o tema “Criatividade empreendedora e a reinvenção dos negócios”. Foram premiadas matérias distribuídas em quatro categorias: Reportagem Multimídia (Impresso e Digital), Reportagem para Rádio, Reportagem para Televisão e Reportagem Acadêmica. Leia mais sobre a entrega do Prêmio.

Homenagem às mulheres

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o SESCAP-PR preparou uma homenagem especial. O cantor Marcelo Archetti voltou ao palco do 4º Enescopar, mas desta vez para se apresentar junto com Rafa Gomes, a pequena cantora paranaense revelada pelo The Voice Kids. No final da apresentação, robôs de Led animaram a platéia e entregaram flores para as mulheres presentes.

De acordo com o presidente do SESCAP-PR, “mais do que parabenizar, precisamos nos conscientizar. Pequenos gestos no dia a dia que podem ajudar nessa constante luta por espaço e reconhecimento. Vamos aproveitar esse dia para pensar em atitudes de fortalecimento e, mais do que isso, respeito e igualdade. Neste cenário político, econômico e social de transformação e reflexão sobre antigos padrões, vamos aproveitar para fazer diferente”, explicou Kalinke.

Feira de Negócios

Mais de 20 estandes apresentando softwares, sistemas, ferramentas de gestão e muitas outras novidades do setor empresarial fizeram parte da Feira de Negócios do 4º Enescopar.O espaço contou com a participação de empresas de todo o País, que apresentarão seus produtos e soluções inovadoras para o setor de serviços durante os dois dias do evento. Leia mais sobre a Feira de Negócios.

Para Ederson Claiton, empresário contábil de Toledo, o primeiro dia do 4º Enescopar superou as expectativas. “Vi muitas novidades que poderemos aplicar na empresa. Esse primeiro dia do evento foi excepcional!”, avaliou.  Já para Denise Oliveira, empresária e diretora do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCONT), os temas trabalhados no primeiro dia do evento serviram de alerta. “Ao mesmo tempo que assusta, também há o reforço para acordarmos e nos adaptarmos a esse novo sistema. Isso é primordial, é o primeiro passo”, explicou.  

O presidente do Sescon-SC, Eugênio Vicenzi, também elogiou o evento e sua temática voltada a inovação e disrupção. “O presidente Mauro Kalinke e sua diretoria sempre nos surpreendem. Foi muito emocionante esse primeiro dia de evento, com um tema muito relevante. São assuntos que temos que enfrentar no dia a dia”, contou.

Programação intensa

Além de Igreja, a programação do segundo dia do 4º Enescopar conta com palestras de Marcelo Violento, diretor regional no Sul do Brasil da IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo; Gil Giardelli, estudioso de Cultura Digital, com 16 anos de experiência na área, eleito um dos cinco professores mais inovadores do Brasil e o 4º mais inovador da Indústria Digital; Jaqueline Weigel, pesquisadora de Futurismo e mentora de Inovação Disruptiva; e Ricardo Dória, empreendedor criativo, estudioso de felicidade, talento e processos de realização e fundador da Aldeia Coworking. Veja a programação completa.

O público também poderá assistir ao Painel do Empresário Contábil, momento em que grandes empresários contábeis compartilharão seus segredos de sucesso. Participarão empresários como Rui Cadete, Mário Mateus e Miriam Troiano. A mediação deste bate-papo ficará sob responsabilidade de Laudelino Jochem. Saiba mais sobre o Painel. 

 

Feira de Negócios movimenta o primeiro dia de evento

A Feira de Negócios movimentou a noite de abertura do 4º Enescopar, que está sendo realizado pelo SESCAP-PR, no Centro de Eventos da FIEP, em Curitiba. O espaço destinado aos patrocinadores e expositores do evento foi prestigiado por empresários do setor de serviços que aproveitaram para conhecer as novidades dos segmentos de tecnologia, serviços, gestão empresarial e crédito.

Para Ederson Claiton, empresário contábil de Toledo, o primeiro dia do 4º Enescopar superou as expectativas. “Vi muitas novidades que poderemos aplicar na empresa. Esse primeiro dia do evento foi excepcional!”, avaliou.  

Já para Denise Oliveira, empresária e diretora do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCONT), os temas trabalhados no primeiro dia do evento serviram de alerta. “Ao mesmo tempo que assusta, também há o reforço para acordarmos e nos adaptarmos a esse novo sistema. Isso é primordial, é o primeiro passo”, explicou.  

O presidente do Sescon-SC, Eugênio Vicenzi, também elogiou o evento e sua temática voltada a inovação e disrupção. “O presidente Mauro Kalinke e sua diretoria sempre nos surpreendem. Foi muito emocionante esse primeiro dia de evento, com um tema muito relevante. São assuntos que temos que enfrentar no dia a dia”, contou.

De acordo com o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, esta edição superou todas as expectativas em relação à procura por apoio e patrocínio. “Isso demonstra o prestígio pelo evento ao longo de todos esses anos”, disse.

São patrocinadores diamante do 4º Enescopar as empresas Conta Azul; Nuvtech; Certisign; SCI Sistemas; Fomento Paraná; Fenacon CD; Omie Experience e Sicoob. São patrocinadores ouro a Fecomércio; a Junta Comercial do Paraná; o Sebrae e a WoltersKluwer.  Além dos expositores Alterdata; BRDE; Conferir; CooperCard; Thomson Reuters – Domínio; Exactus; Questor; JB Software; NetSpeed; .Com Tecnologia da Informação; SAGE; Caixa Econômica Federal. 

 

4º Enescopar revela vencedores do 3º Prêmio SESCAP-PR de Jornalismo

Premiação foi anunciada nesta quinta-feira (8) na solenidade de abertura do evento 

Os vencedores do 3º Prêmio SESCAP-PR de Jornalismo foram anunciados na noite desta quinta-feira (8), durante a solenidade de abertura do 4º Encontro das Empresas de Serviços do Paraná (Enescopar), em Curitiba. 

Os jornalistas que produziram os melhores trabalhos nas categorias Reportagem para Televisão; Reportagem de Rádio; Reportagem Multímidia e Reportagem Acadêmica receberam a premiação do presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke. O tema deste ano foi “Criatividade empreendedora e a reinvenção dos negócios”. Foram distribuídos 30 mil em prêmios. “O concurso é uma forma de valorizar o trabalho de toda a imprensa, além de fomentar temáticas da área empresarial”, disse Kalinke. 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor), apoiador do evento, foi representado pela diretora de cultura da entidade, Silvia Valim, que falou sobre a importância de premiações para a classe de jornalistas, mas que também fez uma homenagem a todas as mulheres pela passagem do seu dia, 8 de março. “Lutamos por salários, por respeito e para sermos o que quisermos, sem as amarras de uma cultura que nos limita. Hoje, não será um dia como qualquer outro, por isso a luta é contínua”, disse Valim, citando a famosa frase de Simone de Beauvoir: “Que nada nos limite, que nada nos defina, que nada nos sujeite e que a liberdade seja a nossa substância”. 

O concurso é promovido pelo SESCAP-PR e tem como objetivo prestigiar o trabalho dos profissionais da imprensa e estimular a produção de reportagens que envolvam o setor de serviços. A novidade deste ano foi a aceitação de trabalhos voltados ao ambiente digital e a criação da categoria acadêmica. 

Confira quem foram os vencedores: 

Reportagem para Televisão

1º Lugar

Gislene Maria Bastos

Reportagem: Série Indústria Responsável

RICTV – Curitiba –PR 

2º Lugar

Luiza Cecere Vaz

Reportagem: Negócios Sociais

RPC – Curitiba - PR 

3º Lugar

Mariana Dourado

Reportagem: Série Se vira na crise

RPC – Curitiba - PR 

Reportagem de Rádio

1º Lugar

Elizangela Jubanski

Reportagem: Empreendedores encontram na tecnologia degrau para sucesso profissional

Rádio Banda B – Curitiba PR

2º Lugar

Angelo Henrique de Moraes Lorini

Reportagem: Inspiração para (Re) Inventar Negócios

Rádio Comunitária 87.9 FM – Frederico Westphalen-RS

3º Lugar

Marcos Meller

Reportagem: Microexportadores: os pequenos de olho nos grandes mercados

Rádio Peperi AM – São Miguel do Oeste - SC

Reportagem Multímidia

1º Lugar

Ariosto Mesquita

Reportagem: Fazenda Cibernética/O futuro já chegou

Revista Agro DBO – Campo Grande-MS

2º Lugar

Mie Francine FukushigueChiba -

Reportagem: Startups trazem inovações ao Direito

Folha de Londrina – Londrina PR

3 º Lugar

Victor Lopes de Moraes

Reportagem: Startups de olho no agronegócio

Folha de Londrina - Londrina PR

Reportagem Acadêmica

1º Lugar

Ana Clara Gobbes Faria

Reportagem: Cooperativismo

Universidade Positivo – Jornal Laboratório - Curitiba PR

2º Lugar

Thaynara Rezende de Oliveira

Reportagem: Etiqueta, o novo jeito de informar na moda

Universidade Positivo – Curitiba PR –

3º Lugar

Cássia Gonçalves Ferreira

Reportagem: Paranaense cria plataforma que integra realidade virtual e planejamento urbano

Jornal Laboratório da Universidade Federal do Paraná – Curitiba PR

 

Arthur Igreja entusiasma empresários em palestra de abertura

O empresário, investidor-anjo e professor da FGV-RJ, Arthur Igreja, foi o responsável por dar início à intensa programação do 4º Encontro das Empresas de Serviços do Paraná (Enescopar). Utilizando sua experiência profissional e acadêmica em mais de 25 países, Igreja abordou o tema “Transformação dos Negócios: Inovação, Reinvenção e Disrupção” em sua palestra. Os mais de 400 participantes puderam entender o impacto da tecnologia nas empresas.

“O mercado está mudando, as transformações estão cada vez mais profundas e velozes. É muito importante entender essas tendências e como isso vai impactar o seu negócio, para que você saia na frente”, afirma Igreja. O palestrante também é membro, junto com Allan Costa e Ricardo Amorim, da AAA Academy, uma multiplataforma focada em disrupção em negócios, carreiras e economia transformadora.

Durante a palestra, Igreja apresentou cases nacionais e internacionais para facilitar a visualização da inovação nos negócios.  De acordo com o palestrante, muitas pessoas acreditam que inovar é algo difícil, mas essa não é a realidade. “Inovar é deixar a vida das pessoas menos aborrecidas. Não é necessariamente uma ideia genial, é fazer o que se precisa  bem feito. Experimente fazer isso com seus clientes”, explicou.

Sobre o impacto da tecnologia nos negócios, Igreja deu um conselho para os empresários do setor de serviços: “Experiência. A definição de empatia é sentir algo e uma máquina nunca poderá fazer isso. Tudo que for relacionado a olhar no olho do cliente e criar laços humanos será ultra valorizado. O futuro é o que está nas relações humanas mais básicas, todo o resto será digitalizado”, afirmou.

De acordo com o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, a palestra de abertura foi um momento de reflexão. “Iniciamos com essa provocativa sobre o que estamos fazendo atualmente em nossas empresas, tudo que está por vir e como podemos nos beneficiar com tantas novidades. Esse é só o começo, ainda temos muitos palestrantes renomados que com certeza irão transformar o pensamento de muitos empresários aqui presentes”, explica. 

Programação intensa

Além de Igreja, a programação do segundo dia do 4º Enescopar conta com palestras de Marcelo Violento, diretor regional no Sul do Brasil da IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo; Gil Giardelli, estudioso de Cultura Digital, com 16 anos de experiência na área, eleito um dos cinco professores mais inovadores do Brasil e o 4º mais inovador da Indústria Digital; Jaqueline Weigel, pesquisadora de Futurismo e mentora de Inovação Disruptiva; e Ricardo Dória, empreendedor criativo, estudioso de felicidade, talento e processos de realização e fundador da Aldeia Coworking. Veja a programação completa.

O público também poderá assistir ao Painel do Empresário Contábil, momento em que grandes empresários contábeis compartilharão seus segredos de sucesso. Participarão empresários como Rui Cadete, Mário Mateus e Miriam Troiano. A mediação deste bate-papo ficará sob responsabilidade de Laudelino Jochem.

Confira as fotos do evento na Galeria de Imagens do site do SESCAP-PR. 

 

Comente »