Postado em 03/12/2017 - Fonte: Jornal Contábil

9 filmes sobre contabilidade que vão te surpreender

Antes de tomar uma decisão tão importante como a escolha da carreira, é preciso levar em consideração diferentes aspectos da nossa vida, não é mesmo?

Na hora de colocar na balança, fazer testes vocacionais, analisar quais habilidades domina e as matérias que você tem maior facilidade no Ensino Médio são algumas formas de descomplicar a sua decisão.

Uma possibilidade para quem tem grande facilidade com os números e é muito bom de matemática, por exemplo, é cursar economia ou contabilidade. Se algum desses cursos já passou pela sua cabeça, este post é para você!

Nele, vamos compartilhar algumas dicas de filmes sobre contabilidade que vão ajudá-lo a conhecer melhor a área e a decidir se é isso mesmo que você quer — e o melhor de tudo: de uma forma prazerosa e divertida! Confira:

1. O Contador (2016)

Em O contador, você poderá acompanhar de perto a rotina desse profissional. Durante o filme, o personagem de Ben Affleck consegue superar todas as dificuldades impostas pelo autismo e leva uma vida tranquila e dedicada ao trabalho.

O que ninguém imagina, porém, é que ele leva uma vida dupla e presta serviços para uma organização criminosa muito perigosa.

2. Um Sonho de Liberdade (1995)

Além de aprender o lado bom da profissão de contador, o filme Um sonho de liberdade também mostra como os conhecimentos desse profissional podem ser usados de maneira enganosa e indevida.

Ao ser preso injustamente, acusado de matar a esposa e o amante dela, um contador encontra uma forma de sobreviver no presídio e ganhar regalias: ele passa a fazer a declaração do imposto de renda das autoridades do local e, de certa forma, é capaz de controlar as finanças deles.

3. Enron — Os mais espertos da sala (2006)

Em Enron — Os mais espertos da sala, você aprenderá a importância de um contador ser um profissional honesto e organizado. Acompanhe nesse documentário uma história reale muito impressionante de uma investigação que aconteceu nos Estados Unidos.

Ele relata um escândalo de grandes proporções envolvendo uma companhia energética do país que declarou números que não batiam com a realidade e com as demonstrações financeiras.

4. Wall Street — Poder e Cobiça (1987)

Qualquer pessoa deseja construir uma carreira sólida e alcançar o sucesso profissional. No entanto, a ambição desmedida e a falta de ética são características impensadas para um contador! E é isso o que acontece em Wall Street — Poder e Cobiça.

Um jovem tem o sonho de conhecer seu ídolo, um famoso empresário do mundo dos negócios. Para tanto, ele passa a atuar na área e não mede esforços para crescer e ter tanto status quanto seu “mentor” — ganhando destaque em troca de informações privilegiadas. O que ele não sabe, no entanto, é que seus atos vão lhe custar muito caro no futuro.

Como você pode perceber, esse é mais um filme que mostra como que escolhas erradas na carreira podem prejudicar seriamente um profissional.

5. O Lobo de Wall Street (2013)

Baseado em uma história real, esse filme conta a história de Jordan Belfort. Ele é um corretor de ações que, após se ver desiludido com a vida profissional, consegue um novo emprego e, por conta do seu estilo “agressivo” de atuação em Wall Street, passa a ganhar uma fortuna.

No entanto, para alcançar o sucesso, ele nem sempre se bastou de decisões éticas e adequadas. Dessa forma, ao mesmo tempo que cresceu muito rápido, teve uma queda vertiginosa.

Se aprender com os acertos do outro é uma boa forma de se inspirar, acompanhar o que alguns profissionais fizeram de errado também pode ser uma ótima forma de tirar lições valiosas e evitar cometer os mesmos erros.

Tenha em mente que os caminhos mais fáceis não são os mais indicados, pois nem sempre seguem a verdade e a honestidade.

6. Trabalho interno (2010)

 

Esse é um documentário muito indicado para qualquer pessoa que vá trabalhar na área financeira — independentemente de você decidir cursar contabilidade, economia ou administração, por exemplo.

Além de mostrar de perto a rotina de trabalho em uma instituição financeira e o desempenho das atividades, ele reforça a importância desse profissional com depoimentos ricos e relevantes.

7. Margin Call — O Dia Antes do Fim (2011)

Margin Call — O dia antes do fim retrata uma situação real e que abalou a economia mundial por anos: o crash da bolsa em 2008.

Ele mostra o papel que algumas pessoas tiveram para motivar a situação e como foram as 24h antes do início da crise. O foco dele é em uma corretora imobiliária, setor mais atingido pela bolha econômica e crise financeira.

Você vai ver como alguns profissionais da corretora tiveram que lidar com informações sigilosas e de alto risco — o que mostra o quão necessário é um contador ser uma pessoa séria e responsável.

8. Os intocáveis

Alguém já te falou que o trabalho de um contador é chato e sem graça? Pois saiba que ele pode ajudar a capturar um famoso gângster, por exemplo.

Em Os intocáveis vemos a busca de um agente federal, durante a Lei Seca, por Al Capone, um dos maiores criminosos dos Estados Unidos. Sabe como ele foi encontrado? Com o auxílio de um contador, eles conseguiram acesso aos registros contábeis dele!

9. Até que a sorte nos separe (2012)

Nossa última dica é de um filme mais leve e que vai garantir boas risadas. Mas, de toda forma, ele passa uma mensagem muito interessante para quem pretende seguir um curso relacionado à economia ou ciências contábeis: a importância de saber lidar com o dinheiro e aprender a investi-lo de maneira inteligente e estratégica.

No longa brasileiro, um casal ganha na loteria e prometem um ao outro não deixar que “o dinheiro suba à cabeça”. Mas com a conta recheada, eles não conseguem manter uma vida equilibrada e, em pouco tempo, perdem tudo!

Esperamos que ao assistir a esses filmes você se sinta mais preparado para seguir a carreira dos seus sonhos! Com http://blog.faro.edu.br/

Comente »